O Ogro Quântico, a Agência do Jogador e a Ilusão De Escolha

arte por Artigas.

Imagine a seguinte situação: ao planejar uma aventura, um Mestre decide que o grupo pode explorar uma dentre três florestas, cada uma sob a promessa de mistérios e desafios. Contudo, o Mestre prepara um encontro contra um ogro e, por ter gostado da ideia e querer definitivamente usá-la na aventura, ele define que, independentemente da floresta que o grupo decida explorar, lá estará o ogro. Os aventureiros decidem adentrar a Floresta A? Encontrarão o ogro. A Floresta B ou C? Então lá estará ele. Qualquer que seja a escolha dos jogadores, não importa, o resultado já está definido. Eles tem a ilusão de escolha, mas no final das contas, sua decisão não tem nenhum impacto real. Eis aí o Ogro Quântico.

"Ogro Quântico" é um termo criado em 2011 no blog Hack&Slash, durante uma discussão acerca da agência do Jogador e o ilusionismo proposto por alguns mestres. O termo é derivado de uma comparação com um conceito da Mecânica Quântica (na verdade, a ideia não está exatamente de acordo com o modelo da quântica, mas considere o uso de "quântico" em tom de piada).

Não deixe que o termo Ogro Quântico te prenda ao ideia de um monstro, pois qualquer encontro pode ser "quântico", desde um combate, um NPC, um castelo ou uma masmorra. Decidir um resultado e dar a ilusão de escolha ao grupo é utilizar um Ogro Quântico.

O Problema do Ogro dá a ilusão aos jogadores de que suas ações elegem o curso da aventura, quando, na verdade, o Mestre já decidiu aquilo que irá acontecer. Na prática, o Mestre está enganando o grupo. Mas por que isso é ruim?

Ao jogar um jogo de videogame, o jogador pode ter alguma liberdade, mas sempre estará preso àquilo que os programadores incluíram como possível. Num RPG de mesa, essas limitações são muito mais brandas, pois é possível extrapolar os limites da imaginação para incluir resultados não pensados pela Mestra. À esse poder de decisão dos rumos do jogo é dado o nome de agência do jogador. Uma aventura que preze por esse conceito tem potencial de muito engajamento e dinamismo, pois é reafirmado ao jogador que suas escolhas realmente importam e que a Narrativa é construída através do diálogo entre o cenário e as ações dos personagens.

Caso um Jogador descubra que a Mestra está o enganando, o laço de confiança pode ser quebrado, o que pode gerar inúmeros problemas para o decorrer do jogo e para a relação entre eles. E jogadores não são bobos, eventualmente eles vão descobrir o ilusionismo.

A utilização do Ogro Quântico carrega consigo a ideia implícita de que RPG deve ser construído a partir do planejamento do Mestre e que os jogadores são apenas a plateia para quem ele conta sua história. É importante lembrar que essa ideia não é correta, pois o Mestre é apenas mais um participante do jogo. Suas atribuições são diferentes das atribuições dos jogadores, mas isso não o torna mais especial.

Referências

The Shell Game in the Sandbox

On How an Illusion Can Rob Your Game of Fun

This D&D Monster SUCKS. This is why.

Bônus: Ficha de Monstro

Embora a utilização do conceito do Ogro Quântico possa ser prejudicial para uma aventura, a ideia de monstro é bem interessante e pode render encontros muito bons. Então, para sairmos um pouco do campo da discussão e partirmos para a zona de jogo, abaixo descrevo o Ogro Quântico como um monstro com fichas para D&D 5e e DCC RPG.

Ogro Quântico

Nascido dos experimentos dimensio-temporais arcanos, um Ogro Quântico é uma criatura que existe acima dos conceitos que compreendemos sobre espaço-tempo. Uma aberração que não compreende sua própria existência e reage com violência e brutalidade a qualquer sinal de vida que tente se aproximar. Instintivamente, ele consegue se utilizar de sua incompreensível natureza para alternar entre possíveis universos e realidades alternativas, capacidade expressa pela presença de uma cópia do ogro que age consigo e consegue alternar entre a ilusão e o real. Nem mesmo as magias divinatórias mais poderosas são capazes de determinar qual o verdadeiro ogro e qual a cópia. 

Ogro Quântico (D&D 5e)

Gigante Grande, neutro e mau.

Classe de Armadura 12 (armadura de couro)

Pontos de Vida 90 (10d10 + 35)

Deslocamento 12 m.

Força 21 (+5) Destreza 9 (-1) Constituição 18 (+4) Inteligência 6 (-2) Sabedoria 10 (+0) Carisma 8 (-1)

Sentidos: Visão no Escuro 18 m, Percepção Passiva 8

Nível de Desafio 5

Fisicalidade de Schrödinger. Ao ser alvo de um ataque, magia ou qualquer efeito que Ogro Quântico considere nocivo, ele pode fazer um teste para evitar tal efeito alterando de forma quântica sua localidade, realidade ou tangibilidade. Caso o Ogro não for bem sucedido no teste ele recebe metade do dano, do contrário ele não recebe dano nenhum ou não é afetado pelo efeito nocivo.

Presença Deslocada. Todos os ataques direcionados ao Ogro Quântico sofrem desvantagem.

Ações

Multiataque. O Ogro Quântico realiza dois ataques, dentre a azagaia ou o porrete.

Porrete. Ataque com Arma Corpo a Corpo: +7 de acerto, dano: 14 (2d8 + 5) dano de contusão.

Azagaia. Ataque com Arma Corpo a Corpo ou à Distância: +7 de acerto, alcance  9/36 m, dano: 12 (2d6 + 5) dano perfurante.

Ogro Quântico (DCC RPG)

Ogro: Inic +2; Atq pancada +5 corpo a corpo (1d6+6) ou maça grande +5 corpo a corpo (1d8+6); CA 16; DVs 30 (4d8+4); MV 6 m; Ação 1d20; PE abraço de urso, fisicalidade de schrödinger, presença deslocada (ataques contra o ogro são feitos com um dado menor); JP Fort +4, Ref +2,Vont +1; AL C.

Se o ogro acertar um ataque de pancada, seu oponente precisa ser bem sucedido em um teste resistido de Força contra a Força de 22 do ogro (+6). Falha significa que ele ficou preso no abraço de urso. A cada rodada subsequente, o ogro inflige automaticamente outros 1d6+6 de dano. A vítima pode tentar escapar a cada rodada com outro teste de Força em sua ação.

Além disso, ao ser alvo de um ataque, magia ou qualquer efeito que Ogro Quântico considere nocivo, ele pode fazer uma Jogada de Proteção para evitar tal efeito alterando de forma quântica sua localidade, realidade ou tangibilidade. Caso o Ogro não for bem sucedido no teste ele recebe metade do dano, do contrário ele não recebe dano nenhum ou não é afetado pelo efeito nocivo.

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