Como Descrever Uma Bifurcação Numa Masmorra? (Spoiler: Use Foreshadowing)

Arte por John Blache.

Suponha que você esteja atravessando o corredor de uma masmorra e dê de cara com uma bifurcação, a partir de onde dois caminhos seguem, um para a direita e o outro para esquerda. A Mestra não lhe dá informação adicional alguma sobre suas opções, logo, você decide escolher, sei lá, o caminho da esquerda. Tecnicamente, você não escolheu, você determinou por meio de sorte. A Mestra poderia ter jogado uma moeda e, na prática, seria a mesma coisa. Uma escolha sem contexto não possui peso algum.

A situação é diferente se a falta de contexto fizer parte da proposta das opções, mas, nesse caso, retornamos ao lançamento da moeda.

Diante de uma bifurcação, a Mestra deve trazer informações que atribuam valor à escolha dos jogadores, podendo se utilizar de ferramentas de antecipação de eventos vindouros. Uma poderosa ferramenta narrativa é o foreshadowing, que basicamente caracteriza pistas do que pode vir a ocorrer no futuro. Caso o grupo esteja explorando uma floresta, a Mestra pode descrever nuvens escuras no horizonte como uma antecipação de uma forte tempestade que há de vir. Com essa informação, jogadores atentos podem decidir buscar um abrigo ou arriscar uma travessia a tempo de cumprir seu objetivo. Isso agrega valor à escolha dos jogadores, tornando-a mais importante dentro da aventura.

Na ocorrência da bifurcação, a Mestra pode descrever pistas sutis do que espera no fim do corredor, de maneira que a decisão do caminho a seguir seja mais consciente (o que, além de tudo, torna o resultado responsabilidade inteiramente do grupo, uma vez que as pistas do perigo foram apresentadas).

Voltando ao exemplo inicial, digamos que o caminho da direita leve a uma gruta, enquanto o caminho da esquerda conduz à tumba de uma família nobre, agora habitada por fantasmas. Ao descrever a bifurcação, a Mestra pode informar que o corredor da direita possui o ar mais carregado e úmido, com um cheiro cavernoso percebido pelo personagem anão, enquanto o outro tem murais nas paredes representando figuras importantes da casa nobre, mas causa um estranho arrepio na espinha dos membros mais intuitivos do grupo.

Inimigos podem gerar barulho ou deixar rastros, caminhos que levem a câmaras de tesouro podem possuir um moeda de ouro esquecida num canto, corredores com armadilhas podem possuir cadáveres estirados no chão etc.

As pistas podem ser ainda mais sutis, ou você pode conceder mais informações à medida que o grupo investiga a bifurcação, mas é importante contextualizar alguma coisa para que a decisão possua qualquer relevância.

Embora eu tenha usado o contexto de uma bifurcação numa masmorra para a discussão, a técnica do foreshadowing pode ser utilizada dentro de qualquer situação da narrativa da aventura e é uma maneira valiosa de agregar mais relevância à agência do jogador.

Referências

Como Você NUNCA Deve Descrever Uma Masmorra e Suas Passagens

O Que é Foreshadowing e Como Ele Pode Ser Usado nos Seus Textos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Baile do Diabo - Aventura Para DCC RPG

Arte por Felipe Vaz . Onde o grupo dos aventureiros é contratado por um mago, com o objetivo de escoltá-lo a um grande baile. Chegando lá,...